Com casa cheia, Câmara aprova importantes projetos, requerimentos e moções
Foto: Assessoria de Comunicação
15/09/2025 18:20

A Câmara Municipal de Rio Brilhante realizou, na noite de segunda-feira, 15, mais uma Sessão Ordinária. Sob a presidência do vereador José Maria Caetano de Sousa (Nô), os parlamentares analisaram projetos de lei, requerimentos, indicações e moções que contemplam diferentes áreas da administração pública, reforçando o papel do Legislativo na proposição de políticas voltadas à população e ao reconhecimento de personalidades locais.

Entre os projetos em primeira votação, estão: Projeto de Resolução de iniciativa do presidente Nô (PP), criando a homenagem “A geração que move: onde a juventude inspira, empreende e transforma”, que tem como objetivo reconhecer e valorizar jovens empreendedores; Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Adãozinho (PP), que propõe mudanças no Código de Posturas do Município e PL declarando de utilidade pública o Clube de Tiro e Caça de Rio Brilhante. Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Daverson Munhoz (PL), concedendo o título de Cidadã Rio-brilhantense à Sra. Volnéte Inês Aléssio Matos. De iniciativa do vereador Dr. Júlio Tolomei (MDB), PLC que homenageia o Dr. Benamor Francisco de Souza com o título de Cidadão Rio-brilhantense.

Outros Projetos importantes foram votados. Da vereadora Lívia Dias (MDB), denominando o Centro de Saúde de “Dr. Irapuan Gonzaga Carneiro”; de Márcio Belone (PSDB), declarando de utilidade pública o Instituto Patas Curadas; da vereadora Dani Freitas (PSDB), que altera a Lei nº 1.565, que Declara de Utilidade Pública a Associação Comercial e Industrial de Rio Brilhante e do Executivo, autorizando abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente.

Proposições dos vereadores

De autoria do presidente Nô (PP) solicitação de melhorias na avenida Prefeito Theofanes, incluindo retirada de entulhos e obras inacabadas.

Do vereador Rivelino (PSDB) requerimento solicitando emenda de R$ 800 mil à senadora Soraya Thronicke para construção de ponte no Distrito de Prudêncio Thomaz. Já o vereador Valci (PL) apresentou quatro requerimentos, totalizando R$ 4,55 milhões, junto aos senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina, visando reformas e ampliações em escolas municipais e centros de educação infantil.

O vereador Tucura (União) encaminhou cinco indicações voltadas ao Distrito de Prudêncio Thomaz, como instalação de câmeras de segurança e climatização das salas de aula da escola Euclides da Cunha, e atendimento médico diário na unidade de saúde do distrito. Já o vereador Dr. Júlio (MDB) sugeriu adequações no ambiente de trabalho de servidores PCD no Hospital Municipal.

Homenagens

Ao final da sessão, foram apresentadas as moções de aplausos à Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa e ao professor Val Saliba, além de homenagem à atleta Yasmin Lissoni Nantes, campeã brasileira de Jiu-Jitsu na categoria juvenil, ambas de autoria do vereador Rodrigo Laboissier (MDB). A vereadora Daniele Freitas (PSDB) homenageou as atletas da equipe de Ginástica Rítmica de Rio Brilhante, coordenada pelas professoras Valéria Almeida Souza e Cinthia Ramos.

O vereador Paulo César Alves (MDB), fez uma moção de aplauso à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões, pelos seus 64 anos de atividade em Rio Brilhante. E, por fim, o Presidente da Câmara, vereador Nô (PP) apresentou moção de pesar aos familiares do pastor João Batista N. Linhares, pelo falecimento ocorrido no dia 23 de julho de 2025.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação CMRB