Com plenário lotado, Câmara presta justíssima homenagem aos Pioneiros de Rio Brilhante
A Câmara Municipal realizou Sessão Solene em homenagem aos “Pioneiros de Rio Brilhante”
Foto: Assessoria de Comunicação
22/09/2025 17:05

Na noite desta segunda-feira, dia 22, a Câmara Municipal realizou Sessão Solene em homenagem aos “Pioneiros de Rio Brilhante”, em comemoração ao aniversário de 96 anos do Município, que acontece no próximo dia 26 de setembro. A solenidade, idealizada pelo Presidente da Casa, vereador José Maria Caetano de Sousa - Nô, foi dedicada a homens e mulheres que com coragem, trabalho e esperança, vem ajudando a escrever as páginas da história desta terra tão amada. Pessoas responsáveis pelo desenvolvimento da cidade, trazendo novas atividades que contribuem significativamente para o progresso de Rio Brilhante.

Como esperado, o plenário  ficou lotado com a presença dos homenageados e de seus familiares. O público foi recebido pelos vereadores no saguão da Câmara e no plenário pelos músicos da Orquestra Jovem de Rio Brilhante, sob regência do maestro Denílson Divino de Freitas.

Para a abertura da Sessão, a Orquestra executou na íntegra o Hino de Rio Brilhante, de autoria de Moacir Ramirez (in memoriam). Após o hino, foram tocadas modas de chamamé pelo sanfoneiro Don Ramon, acompanhado de seu filho Roaldo. Don Ramon e o maestro Denílson também fizeram parte dos homenageados da noite, indicados pelo vereador Nô.

Na sequência, cada vereador chamava ao palco os seus indicados para receber a placa de homenagem. O primeiro foi Adão Evandro, que agraciou o senhor Ivanor Vieira de Souza, conhecido como Vanor Gaiteiro, e Adir Alves Batalha. O vereador Carlos Roberto Segatto (Tucura) homenageou o agrônomo e produtor rural Evandro Nogueira Barbosa.

A vereadora Daniele Freitas escolheu para receber a reverência a enfermeira Terezinha Mazinni. Já o vereador Daverson Matos prestou homenagem à Maria Carmen Matsunaka Carlino, fundadora da primeira escola de educação infantil de Rio Brilhante, a Escola Cebolinha, em 1978, e ao médico obstetra Dr. Emílio Ogaya Jorke.

O vereador Jeferson dos Santos, o Jefinho, congratulou Marcelo da Silva Oliveira, fundador da Renovar Studio Automotivo, pioneiro na área de estética automotiva em Rio Brilhante, e a jornalista Jeane Maier, a primeira mulher locutora de rádio e a primeira pessoa a exercer o cargo de Assessora de Comunicação da Câmara Municipal. A vereadora Lívia Dias rendeu tributo a Fernando Ferreira Dias, um português que chegou a Rio Brilhante com sua família no final da década de 1960 para fabricar pães e a Alcir Machado Ferreira, o Cabo Véio, fundador da Casa das Bicicletas, comércio que se tornou referência na cidade e que, até hoje, segue firme sob a direção de seus filhos.

O vereador Márcio Belone homenageou Ervones Alves Cereda, produtora rural e feirante, e João Eudes L. Holanda, antigo vendedor ambulante do município e fundador das Confecções Holanda. O vereador Paulo César Alves, o PC, prestou reverência ao comerciante José Raul das Neves, o Raul Português, e ao pecuarista Jarbas Barbosa.

Em seguida, foi a vez do vereador Rivelino homenagear a professora Creuza Ramos Bittencourt e Roberto Lins Bezerra, comerciante do ramo da construção civil no distrito de Prudêncio Thomaz. Depois disso, o vereador Rodrigo Laboissier apresentou seu indicado, Vanderli Lino Xavier, o Vando cabeleireiro. O vereador Valci Pereira rendeu honrarias a Maria do Carmo Sampaio, pioneira da comunidade quilombola em Rio Brilhante, e ao senhor Edmacre Pael Chaves, antigo servidor do Detran, que fundou o Despachante “O Cativante”.

Finalizando as homenagens, o Presidente da Câmara, vereador Nô, prestou tributo à professora de Educação Física Kátia Peres, ao empresário Elyeverson Mendonça Domingues, o popular Chicoca, proprietário da loja Aquarela Tintas, e ao autor do Hino de Rio Brilhante, composto em 15 de maio de 1958, Moacir Ramirez (in memoriam), representado por sua esposa, dona Matilde Gonçalves Lopes.

O secretário de Educação, José Sérgio, participou da cerimônia representando o prefeito Lucas Foroni. Ele parabenizou a Câmara pela iniciativa das homenagens, destacou o fato de o hino de Rio Brilhante ter sido tocado pelas crianças do município, representando a história e enaltecendo a preservação do legado cultural, e saudou a integração entre os poderes Executivo e Legislativo pelo progresso de Rio Brilhante.

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação CMRB