Na noite desta segunda-feira, dia 29, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, foram apresentadas duas moções de aplauso pelo vereador Valci Pereira (PL). A primeira foi direcionada à Paróquia Divino Espírito Santo e aos voluntários que atuam no Café Santa Clara, pelo admirável trabalho social prestado em favor de moradores de rua e famílias carentes no município. E a segunda foi dedicada à Comunidade Quilombola Família Jarcem, pelo sucesso na realização da Tradicional Festa de Nossa Senhora da Abadia e pelo empenho na luta em defesa dos direitos dos grupos historicamente discriminados.
Nas palavras do autor das homenagens, o Café Santa Clara, que funciona de segunda a sábado nas primeiras horas da manhã, é um espaço de acolhimento, oferecendo café, leite, pão e outros mantimentos. O vereador considera o trabalho realizado pelos voluntários do espaço como “gestos de esperança”, que restauram a dignidade e reafirmam um compromisso da Igreja com sua missão social em Rio Brilhante. O frei Valdemilson, representante da Paróquia, fez uso da tribuna para agradecer a homenagem e fazer uma oração pelo fim dos conflitos no planeta.
Já na felicitação à Família Jarcem, o vereador contextualiza a comunidade como fruto da resistência de descendentes de pessoas negras escravizadas, que, mesmo diante de adversidades, conservaram suas raízes culturais, memória e espiritualidade. Ele destaca que a festa religiosa realizada pela comunidade vai além de uma celebração devocional: trata-se de um ato de preservação cultural, fortalecimento identitário e reafirmação de lutas por equidade. O presidente regional da Comunidade, Lucas Jarcem agradeceu a moção e reforçar o compromisso da luta pelos direitos da população negra quilombola.